Solo Grampeado
Solo Grampeado é uma técnica de melhoria de solos, que permite a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores injetados, concreto projetado e drenagem junto ao paramento com drenos fibroquímicos e drenagem profunda com DHPS – drenos sub-horizontais profundos. Os chumbadores injetados, promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local junto ao paramento e a drenagem age em ambos os casos.
À partir de 1994, utilizamos as técnicas de grampeamento de solo, que se mostram excelentes opções para:
I – Estabilização de Taludes
Promovem a estabilização de taludes existentes com problemas de instabilidades localizadas
II – Execução de Arrimos
O solo grampeado permite a execução de arrimos simultaneamente com a escavação “de cima para baixo” com custo relativamente baixo e com execução simplificada em relação aos processos tradicionais.
III – Cortinas de Edifícios com Subsolo
O solo grampeado é uma alternativa (vantajosa) às cortinas de perfis metálicos atirantados ou paredes diafragmas atirantadas permitindo a execução em locais de difícil acesso; reduzindo a interferência nas edificações vizinhas, permitindo sua execução em terrenos com substrato rochoso e também, em conjunto com perfis metálicos, permitindo sua execução em solos moles (argilas orgânicas).
IV – Substituição de Muros de Arrimos Rompidos
Reparam e/ou substituem muros de arrimos rompidos com utilização conjunta de sacaria de solo cimento.
V – Reforço de Muros de Arrimos Existentes
Permitem reforçar muros de arrimos existentes com indícios de instabilidade, sem a necessidade de demolições e reconstruções.
Clique aqui e confira o trabalho publicado sobre o assunto..